Premiê britânico cobra BBC sobre acusações de abuso sexual


Lewis Whyld/Associated Press
O premiê britânico David Cameron disse, nesta segunda-feira, que a emissora pública BBC tem "sérias questões para responder" com relação ao escândalo de abuso sexual envolvendo seu apresentador, Jimmy Savile, morto em 2011.
No último mês de dezembro, o telejornal "Newsnight", um dos mais célebres da BBC, deixou de exibir uma reportagem que investigava as acusações contra Savile. O fato causou revolta no Reino Unido e, nesta segunda-feira, a BBC promete transmitir um especial mostrando as razões que impediram a reportagem de ir ao ar em 2011.
"Os acontecimentos do dia são preocupantes, porque a BBC mudou sua versão para a não exibição da reportagem sobre Jimmy Savile", disse Cameron. Ele cobrou respostas da emissora. Apesar de ser um canal público, a BBC goza de grande grau de independência governamental.
"O país está chocado com as acusações contra Jimmy Savile, e parece que elas pioram a cada dia", acrescentou Cameron.
JUSTIFICATIVAS
Ainda na segunda-feira, o editor responsável pela decisão de não exibir a reportagem sobre Savile, Peter Rippon, foi afastado do canal. Ele publicou um texto justificando suas atitudes no comando do "Newsnight", mas a BBC classificou suas satisfações como "imprecisas e incompletas".
Savile morreu aos 84 anos, após uma longa carreira como apresentador infantil na televisão britânica. Depois de sua morte, dezenas de mulheres vieram a público dizendo terem sido abusadas por ele. De acordo com a polícia, Savile pode ter feito até 200 vítimas durante sua trajetória televisiva.
As atitudes da BBC parecem querer desmentir rumores de que a decisão de Rippon foi influenciada por altos executivos da emissora. O canal aposta na exibição do programa desta segunda-feira como uma resposta definitiva ao público britânico.
Share this post :

Postar um comentário

 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2011. Curiosidades KNET - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Published by Mas Template
Proudly powered by Blogger