A origem do mundo segundo as mitologias: Grega

Uma pergunta que ninguém sabe a resposta é: como surgiu o mundo? Mas isso não significa que não houve tentativas para explicar como aconteceu, foram diversas as teorias, e com esta série, vamos falar de várias delas e levantar a seguinte questão: será que alguma delas realmente aconteceu?

Para começar, vamos ver como tudo surgiu segundo a mitologia grega:



No começo, tudo era uma desordem, o universo estava imerso em uma treva sem fim, pois o Caos, o único deus que existia desde sempre, reinava sobre o nada, sozinho. Não se sabe ao certo se aGAIA mitologia assim diz, mas, um dia, Caos se cansou de ser um forever alone e decidiu dar início ao mundo.
Então, ele começou criando Gaia, que pode ser considerada como a Mãe Terra e é cheia de força vital. Após ela, foi criado Eros para ser a divindade do amor. Por fim, o deus Caos decidiu criar o Tártaro, que nada mais era do que uma espécie de local, mais precisamente, o inferno grego.
O reino do Tártaro localizava-se bem perto do centro da Terra, ele ficava muito longe da superfície, assim como a Terra é distante do céu. Para se ter uma ideia, uma bala de canhão, lançada da Terra, demoraria nada mais do que nove dias completos para atingir o chão do Tártaro. No coração tartárico, existe o palácio da Noite que é envolvido por nuvens negras e é onde a Noite fica durante o dia.

tartaro_inferno_grego

Depois de algum tempo, Gaia criou Urano, que viria a ser a representação do céu e que seria também o amante de Gaia.
Valeurano ressaltar que Caos, Gaia, Tártaro e Eros eram como forças da natureza que estavam misturadas entre si, sem que houvesse um espaço certo para cada uma delas, por isso, agora, vamos contar como surgiu o espaço-tempo como conhecemos hoje.
Urano, então, tem diversos filhos com Gaia, as mulheres eram as Titânidas e os homens os Titãs, sendo que o mais importante deles era Cronos. Todos tinham uma força descomunal e sobre-humana e ainda possuíam uma beleza incrível. Como nasceram em meio ao Tártaro e das profundidades de Gaia, os Titãs eram tidos como amedrontadores, violentos e sempre fascinantes.


Juntamente a eles, nasceram de Urano e Gaia, três Ciclopes que eram iguais aos titãs, mas que tinham apenas um olho no meio da testa e que possuíam domínios sobre os elementos que seriam a origem dos poderes de Zeus: o raio, o relâmpago e o trovão.
O fato é que Urano não gosta de nenhum de seus filhos, e isso porque teme que um deles roube não somente o seu lugar como soberano, mas também Gaia. Por isso, Urano os lacra nas profundezas do Tártaro, no ventre de Gaia, e isso faz com que seus filhos e até mesmo Gaia planejam se vingar de Urano – Gaia não mais aguentava ter tantos filhos dentro de si.
Cronos então propõe que sua mãe fizesse um podão – uma espécie de tesoura – que seria usada para cortar a genitália do pai. O plano é posto em prática e depois que Cronos corta Urano, o sangue de seu pai se espalha pelo mundo e dá origem a diversas divindades.
As primeiras foram Aleto, Tisífone e Megera, que representam o ódio, a vingança e a discórdia, mas, por incrível que pareça, na mitologia elas possuem até um bom papel, pois vingavam os crimes familiares e aqueles cometidos contra a hospitalidade, dentre outros.  Depois, nasceu a deusa Afrodite, personificação da beleza e do amor, mas que é capaz de tudo para impressionar a pessoa que deseja, inclusive mentir. Nasceram ainda muitas criaturas temíveis, como os gigantes.
goya-cronos-recortePor causa do crime cometido e da dor sentida, Urano separa-se de Gaia e dá lugar ao espaço e, com isso, seus filhos podem crescer e se desenvolver, fato que faz o tempo começar a rodar. Cronos toma noção de que o tempo pode mudar uma situação, e por isso decide, ao tomar o lugar de poder do pai, que a história não deveria ser mudada, mas sim destruída. Isso faz com que Cronos faça quase a mesma coisa que Urano fez com seus filhos, ele decide matar sua própria prole, comendo-os.
Mas, felizmente,  um deles consegue sobreviver: ZEUS!

Não perca o próximo post, onde falaremos sobre como se desenrolou a guerra entre os Titãs e os Olimpianos, juntamente com a construção do Olimpo e sobre como o mundo se tornou o que é hoje.
Share this post :

Postar um comentário

 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2011. Curiosidades KNET - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Published by Mas Template
Proudly powered by Blogger