Justiça Eleitoral suspende jogo contra Haddad criado por campanha de Serra



O juiz eleitoral Henrique Harris Júnior, da 1ª Zona Eleitoral de São Paulo, suspendeu nesta segunda-feira (22) um jogo para o Facebook criado pela campanha do candidato do PSDB à prefeitura, José Serra, para criticar o petista Fernando Haddad, seu rival na eleição.
O "Angry Haddad", uma sátira do aplicativo "Angry Birds", foi divulgado no site oficial da campanha tucana nesta segunda-feira. "Quer ajudar o PT a destruir SP?", anunciava o banner do jogo na página de José Serra.
Divulgação
Banner do jogo "Angry Haddad", divulgado no site da campanha de Serra
Banner do jogo "Angry Haddad", divulgado no site da campanha de Serra
O aplicativo colocava Haddad destruindo a cidade ao lado do ex-ministro da Casa Civil José Dirceu e do deputado federal Paulo Maluf. De acordo com a descrição feita pelos tucanos, o game mostra a "destruição" que o candidato petista causaria à cidade caso eleito.
No início da noite, após a decisão judicial, o link do jogo deixou de ser exibido pelo site de Serra. Até as 21h30, no entanto, o Facebook não havia tirado o aplicativo do ar.
Folha não conseguiu contato com a assessoria de imprensa da empresa depois da confirmação da decisão judicial, nesta segunda à noite. Antes disso, o Facebook havia afirmado, via assessoria, que desconhecia o caso.
JOGO
Na versão original de "Angry Birds", um dos games de grande sucesso no mercado, pássaros são usados como bombas para atacar alvos. No jogo tucano, as aves ganharam os traços de Haddad, José Dirceu e Paulo Maluf.
"Tudo o que Haddad precisa para destruir São Paulo é o seu apoio, quer ver? Use os bonecos do Haddad, do Maluf e de Zé Dirceu para arrasar a cidade!", dizia a introdução do jogo.


A campanha de Serra vem usando a propaganda eleitoral na TV para associar Haddad aos réus do mensalão, entre eles José Dirceu, e também tem criticado o apoio de Maluf à candidatura petista.
No "Angry Haddad", os alvos eram uma unidade da AMA (Assistência Médica Ambulatorial), uma escola técnica, uma estação de metrô e uma unidade de atendimento da Rede Lucy Montoro --todos estão no plano de governo do candidato tucano.
Quando o jogo termina, o usuário era instado a não votar no candidato petista para evitar a destruição de São Paulo. "Mas se não quiser ver isso acontecendo de verdade, é fácil: Não vote em Fernando Haddad!".
Questionada sobre o jogo antes da decisão da Justiça Eleitoral, a campanha de José Serra respondeu que o game "é autoexplicativo".
A legislação eleitoral proíbe, de forma expressa, manifestações ofensivas ou degradantes durante a campanha dos candidatos a cargos eletivos.
Share this post :

Postar um comentário

 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2011. Curiosidades KNET - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Published by Mas Template
Proudly powered by Blogger